Pesquisar

Seja BEM-VINDO ao mais novo blog do Habonim Dror Snif Bahia!

Aqui você vai encontrar aquilo que sempre quis saber sobre o snif mais arretado do Brasil e descobrir tudo o que está acontecendo no momento!

Tem o Iton virtual para você baixar diretamente da sua casa, entrevistas com os madrichim, fotos atualizadas dos sábados, avisos importantes, calendário com as atividades do semestre para você já se programar, um espaço reservado para comentar o que quiser e muita informação!

Use e abuse desse espaço que é só nosso e foi criado especialmente para você!

Ale ve agshem!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conheça+O habonim dror-Judaismo

Hoje vamos dar início à parte ideológica do estatuto do DROR, com o nosso primeiro pilar, o Judaísmo.

Definimos nosso judaísmo como Judaísmo Cultural Humanista, pois acreditamos que o judaísmo é uma civilização que possui povo, nação, idioma, história, tradições, uma cultura e uma religião que faz parte dessa cultura, e porque os valores dessa cultura se relacionam diretamente com o bem-estar do ser humano e a busca do mesmo, como tzedaká, tikun olam, educação e outros.

O judaísmo cultural humanista está intrínseco na ideologia do Habonim Dror como um todo. Acreditamos que Israel é o centro da civilização judaica e, o advento do sionismo revolucionou a maneira pela qual podemos manifestar nosso judaísmo. Acreditamos também que o judaísmo visa à liberdade e dignidade do povo judeu, assim como a liberdade e dignidade de todo ser humano e todos os povos. Os seres humanos têm a responsabilidade de resolver problemas humanos. A tzedaká, que é a justiça e ação social, e a tikun olam, que é o compromisso em melhorar o mundo, são valores fundamentalmente judaicos.

O judaísmo vê a educação como instrumento de preservação da identidade judaica e de seus valores culturais, e assim, da maneira como a utilizamos, é também um instrumento de transformação.

O chaver do Habonim Dror deve buscar se vincular com o judaísmo de forma ativa praticando sua cultura, suas festividades, suas tradições, seu ciclo de vida, criando e mantendo seus rituais, estimulando o estudo de sua história, sua filosofia, literatura e todo tipo de manifestação cultural judaica, em um ambiente livre e pluralista. Deve também se conectar com o passado, o presente e o futuro do povo judeu, valorizando e preservando sua história, preocupando-se com seu estado atual suprindo suas necessidades e desenvolvendo-o em um caminho mais humanista, e comprometendo-se com seu futuro participando da sua construção para concretizar nossos objetivos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário